Visitantes

"[...] Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão-de ser reestabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos"
O Espírito da Verdade
Prefácio de O Evangelho Segundo o Espiritismo

A AURORA DE UMA ASSOCIAÇÃO

 

Alguém sábio disse que uma ideia é tanto mais importante quanto as vozes que em nome dela se elevam, e a aurora do Espiritismo desvelado na ilha Terceira não foi excepção.

Estávamos na Primavera do ano de 1998, e por parte de uma amiga radicada no continente que estava de passagem, surge o convite mais improvável à pessoa mais provável por ser uma pessoa de iniciativa: “Tens que organizar a vinda de um ilustre palestrante da Doutrina Espírita à nossa ilha. “Cabe-te arranjar o local e publicitar a sua vinda”. Ora, estavam lançadas as primeiras pedras. Mas... O que era o Espiritismo?

 

Eis que a 20 de Abril do mesmo ano Divaldo Pereira Franco falou para um auditório repleto de tal modo que houve quem estivesse em pé ou mesmo sentado no chão, discursando sobre o que todos precisávamos ouvir: “O que é o Espiritismo?”. E desde então quantas léguas percorremos “por mares nunca antes navegados”, e como tem sido recompensadora a viagem.

AET é composta por um grupo de pessoas, com os seus empregos, famílias, e obrigações sociais que nos ocupamos, nos tempos livres, com o estudo, prática e divulgação da doutrina espírita, codificada por Allan Kardec, de forma gratuita, com o único objetivo de ser útil ao próximo.

O início do estudo da doutrina, numa semana intensiva de trabalhos com Vítor Féria e outros companheiros já conhecedores, foi numa garagem na freguesia da Feteira. De seguida passamos para uma garagem gentilmente cedida, na freguesia de São Pedro, onde o grupo se reunia às 3ªs feiras, pelas 20h, para leitura do “Evangelho Segundo o Espiritismo”.

 

Entre Junho de 1999 e Janeiro de 2000 o grupo esteve sem instalações, pelo que as suas actividades cessaram, tendo recomeçado em Janeiro de 2000 numa garagem na Canada da Luciana nº 8-A, hoje sede social da associação.

 

A 6 de Maio de 2014 o grupo mudou para a Rua de Baixo de São Pedro nº7-C, para uma casa gentilmente emprestada por um colaborador da associação em virtude de se ter iniciado a construção do edifício sede no dia 23 de Junho de 2014.